Pai

 

Da janela do meu quarto vejo o hospital

O mesmo hospital onde os meus filhos nasceram

E o mesmo hospital onde num andar especifico, conheci o corredor da morte

Todos os que ali passaram no mês em que o meu pai entrou (e de onde não regressou a casa) acabaram por morrer.

E lembro-me de cada história

Vivias a cada dia que lá ia

Fazia o percurso a pé, e enquanto caminhava e observava as pessoas a passar por mim, imaginava como estaria o meu pai naquele dia

Que podia eu dizer-lhe para lhe atenuar as dores, porque a morfina já não o fazia.

Tinha o ritual de lhe levar o Jornal do Fundão todas as sextas-feiras

E durante a semana, ia conhecendo amigos que vinham de todo o lado do País....

E foi impressionante conhecer tantos e diferentes camaradas

Foi uma experiência fantástica

Perguntavam ao meu pai o que estava ele ali a fazer

Isto porque quando chegava a hora da visita, ele vestia a capa de Super Pai.

Fingia que não tinha dores

Tinha aquele discurso fluente e empático que fez com que tivesse tantos amigos.

Um fingidor o meu querido pai.

E de noite só chamava as enfermeiras para lhe darem morfina quando via que era uma hora razoável

Isto foi-me dito mais tarde por muitas delas

E porque hoje é o dia dele, deixo um exemplo do que é ser pai:

Num dos dias a menos do meu pai, foi visitá-lo um amigo que tinha o filho internado, também com um cancro

Infelizmente, o Pedro também já cá não está e tinha a minha idade.

O meu pai ouviu a esperança daquele outro pai. na cura do seu filho e quando ele foi embora olhou para mim e pegou-me na mão

E só me disse:

"Sabes filha, ainda bem que sou eu aqui a estar.

Eu de mim aguento ir embora. Se fosses tu, não ia conseguir aguentar a dor"

Talvez isto seja ser pai.

Tenho tantas saudades tuas.

Iniciei finalmente actividade por conta própria.

Sei que era esse o teu sonho

Espero que estejas orgulhoso de mim

Até já



O exemplo e a lição

Com o meu pai, aprendi a chorar quando ninguém me vê.

A colocar sempre o meu melhor sorriso.

A arranjar-me sempre. Mesmo que seja para deitar fora o lixo.

Aprendi a criar baluartes.

A não permitir que me magoem

E quando o fazem, nunca dar parte fraca

Porque dos fracos, não reza a história.

Aprendi que quando alguém não verbaliza que nos ama, não significa que não ame

Que devemos respeitar as pessoas e as suas personalidades

Aprendi acima de tudo a ser forte, e a valorizar cada segundo de vida que tenho.

Hoje sei e percebo melhor os silêncios.

E como ele sempre me disse:

Eu sou capaz.

Acredito em mim.

O que tiver que acontecer, será resultado de cada ação minha.

Desistir nunca foi opção.

O Sol brilhará para todos nós.....

Todos temos direito a ele

Sem comentários:

Enviar um comentário